Para aproveitar ao máximo o tempo de trabalho, é fundamental estabelecer prioridades nas tarefas e garantir que as mais importantes recebam a atenção que merecem.

A maioria dos gerentes entende que o tempo é seu recurso mais escasso. Porém, são poucos os que se esforçam por compreender como investem suas horas semanais e são menos ainda os que têm a prática diária de verificar se as tarefas às quais, a seu critério, dedicam mais tempo, são realmente as prioritárias.


1. Dividir as responsabilidades em categorias:

As categorias variam de acordo com a função, mas devem ser estratégicas e táticas.


2. Pergunte-se qual a porcentagem de seu tempo você deveria investir em cada categoria: Depois de ter designado as porcentagens traduza em horas por semana para cada categoria e avalie se o total de tempo é realista e sustentável no prazo que você tem em mente.


3. Verifique o alinhamento com superiores e colegas:

Envie suas designações de tempo para seu gerente e para os colegas chave, e peça que eles enviem as deles.


GESTÃO DO TEMPO


Depois de elaborar o plano, o passo seguinte é colocá-lo em prática rigorosamente. Algumas sugestões para consegui-lo são:


- Audite o tempo: Examine sua agenda da última semana e avalie se você dedicou para cada categoria o tempo planificado.


- Anote as atribuições de tempo em sua agenda: As listas de coisas para fazer serão mais úteis se você fixar parâmetros de quanto tempo vai dedicar para cada tarefa. Estime cuidadosamente o tempo de cada tarefa.


- Preste atenção nas áreas onde você mostra pontos fracos: Se você sempre delega as tarefas que não faz bem, seus pontos fracos vão intimidá-lo. Reconheça-os e encontre maneiras de compensá-los; por exemplo, para muitos gerentes é difícil dizer não para os colegas que os interrompem. Faça com que eles saibam quais são suas prioridades na gestão de seu tempo e estimule-os para que programem as reuniões com você.


Reprodução Autorizada desde que mencionado o autor e o site e comunicada sua utilização através do e-mail trueconsultoria@trueconsultoria.com.br


 

Administração do Tempo
por Wagner Campos