Acredito que todos buscam em sua vida algo que pode ser definido com apenas uma palavra: sucesso. Pode ser o sucesso profissional, que é ter um bom emprego, obter um ótimo salário, ter conseguido alcançar um cargo diferenciado etc. Pode ser também o sucesso em conseguir adquirir determinado bem, como a casa própria, vencer uma doença, escalar uma montanha ou ganhar um jogo.

Seja qual for o entendimento de sucesso, devemos considerar um fato: o sucesso não existiria sem a determinação de cada indivíduo.

A falta de esforço, interesse, pró-atividade ou planejamento nunca foi atitude de levar alguém ao sucesso. Não conheci ninguém em minha vida que apenas ficando sentado no sofá da sala, em casa, o tempo todo, tivesse conseguido um emprego importante, um bom preparo físico, uma extensa rede de relacionamentos ou adquirido conhecimentos úteis que colaborassem para seu desenvolvimento pessoal.

No entanto, já presenciei centenas de vezes, profissionais desinteressados, que não se atualizam, não buscam o desenvolvimento pessoal e profissional, não colaboram, não apresentam sugestões em reuniões, não desenvolvem projetos, mas são os primeiros a comentarem pelos corredores que não estão satisfeitos com algo, que não têm o reconhecimento que gostariam, que o salário não é adequado e assim por diante.

Aproveitando o astral olímpico, farei uma rápida analogia entre os atletas e os profissionais de mercado. O atleta que participa das olimpíadas, não está lá por acaso ou sorte. Treinou todos os dias incansavelmente. Fez esforços sobrenaturais, mudou sua alimentação radicalmente, ouviu elogios, críticas e muitas broncas durante seus treinos; abriu mão, quando necessário, de momentos com algumas pessoas que ama, para que todo esse esforço resultasse em sua vitória e realização pessoal e profissional. Há ainda, uma pequena observação que vale a pena ser feita: diferentemente de uma instituição empresarial, ele não tem um plano de carreira começando como ajudante, supervisor, gerente, diretor ou presidente. Seus méritos, remuneração e reconhecimento, serão provenientes de suas vitórias, obtidas através de sua determinação e desempenho.

É fácil compreender que para ser um verdadeiro campeão em nossas vidas e obter o tão almejado sucesso, devemos nos preparar, atualizar, dedicar, esforçar e estarmos dispostos a em alguns momentos, abrir mão de algo a que somos apegados e muitas vezes quebrar paradigmas, para centralizarmos toda nossa atenção e esforços em um projeto mais importante: nossa realização e sucesso!

Assim, que tal refletir sobre o quanto somos determinados para chegarmos ao tão esperado reconhecimento e sucesso? Mas antes de iniciar esta reflexão, lanço algumas perguntas simples: Qual seu projeto de vida? O que você deseja conseguir e em quanto tempo? O que você fará para atingir seus objetivos?

Lembre-se, seu sucesso depende de sua determinação para conquistá-lo. No entanto, é necessário, antes de tudo, que você saiba o que realmente deseja.




Reprodução Autorizada desde que mencionado o autor e o site e comunicada sua utilização através do e-mail trueconsultoria@trueconsultoria.com.br


 

O Sucesso e a Determinação Caminham Juntos
por Wagner Campos