As empresas de todos os segmentos, indústria ou comércio, de pequeno, médio ou grande porte, atacado ou varejo, têm entre seus objetivos aumentar a rentabilidade, reduzir custos, ampliar o mercado e prospectar novos clientes. No entanto boa parte desses objetivos está relacionada diretamente ao aumento das vendas ou do valor agregado às vendas.

Acreditar que apenas oferecer preço competitivo é garantia de grandes vendas e bons negócios é um tremendo engano. O diferencial de preços é muito importante, mas jamais deve ser considerado como única forma de se gerar resultados, até porque a similaridade de custos durante o processo de desenvolvimento e fabricação dos produtos e a disponibilidade tecnológica têm tornado esta característica cada vez mais distante de se tornar um diferencial exclusivo.

E o que se pode fazer para incrementar suas vendas, considerando tais circunstâncias? Vamos conhecer algumas sugestões práticas para melhorar a possibilidade de agregar valor aos negócios e buscar atingir alguns dos resultados desejados.

Treine sua equipe constantemente. Todos os colaboradores devem passar por treinamentos específicos ao menos uma vez a cada dois meses, seja do departamento de produção, marketing, vendas, qualidade ou administrativo. Precisam estar atualizados e interagindo em todos os setores, entendendo que os resultados não dependem de uma área ou outra, e sim de todas.

Conheça seu negócio. É bom saber detalhadamente o que você representa. O que é seu produto ou serviço? Onde o processo se inicia e onde termina? Quais as vantagens e os benefícios? Quais as dificuldades encontradas pelo caminho? Quem são os responsáveis pelos projetos? Qual a sua relação direta com o produto ou serviço? Como você tem participado das propostas de melhoria nos resultados?

Conheça seus fornecedores. A aproximação, quebrando a frieza do relacionamento comercial pode criar oportunidades de melhorar os processos e até mesmo reduzir custos. Saiba quem são, onde se localizam, quem eles atendem, quais as certificações que possuem, quantos anos têm a empresa e desde quando há relacionamento entre sua empresa e a de seus fornecedores.

Acompanhe o destino final do produto ou serviço. Entenda o perfil dos consumidores que os utilizam. Verifique se os intermediários (lojas, mercados, conveniências etc) que são responsáveis pelo atendimento aos clientes, representam exatamente a missão, valores e princípios de sua empresa.

Visite seus clientes intermediários. Conheça seus concorrentes e as ações diretas ou indiretas desenvolvidas por eles. Verifique de perto como está sendo a aceitação dos intermediários e principalmente dos clientes finais.

Inove sempre. Seguindo apenas os passos dos concorrentes poderá deixar sua empresa sempre nessa mesma condição. Inove, analise tendências, crie oportunidades de novos negócios, seja pioneiro. A inovação poderá ser responsável por sua diferenciação e arrancada em direção ao pódio.

Após obter todas essas informações, examine-as cuidadosamente. Realize uma análise SWOT e desenvolva um excelente planejamento estratégico para assim minimizar ou eliminar as fraquezas e ameaças existentes e potencializar os pontos fortes, aproveitando ao máximo suas oportunidades.

Estas são algumas sugestões básicas para incrementar os resultados da empresa. No entanto, realizar reuniões periódicas com todos os departamentos e analisar as informações, dificuldades e ações bem sucedidas de cada um, com certeza irá oferecer novas idéias e alternativas que melhorarão ainda mais os resultados.




Reprodução Autorizada desde que mencionado o autor e o site e comunicada sua utilização através do e-mail trueconsultoria@trueconsultoria.com.br


 

Como Incrementar seus Resultados
por Wagner Campos