Décadas atrás, o foco era no produto, hoje é no cliente! É o cliente que define as tendências de mercado e formas de atuação. Acreditar que por ser uma empresa multinacional, pioneira ou tradicional pode se acomodar e subestimar o mercado querendo ditar as regras é começar a cavar o próprio túmulo.

Grandes empresas quebraram, fundiram ou reduziram seu foco e tamanho justamente devido às rápidas mudanças sofridas pelo mercado e decisões estratégicas tomadas para continuar a fazer parte dele.

É preciso ter uma visão estratégica de seu core business e identificar, antes de seus concorrentes, formas de inovar e se diferenciar para assim agregar valor aos produtos e serviços oferecidos.

Como disse Philip Kotler o guru de marketing: "Dá-se muita atenção ao custo de se realizar algo. E nenhuma ao custo de não realizá-lo".

Abaixo, sugiro que faça algumas perguntas sobre a situação de sua empresa. Não afirmo cita-las por ordem de importância pois todas são responsáveis pelo sucesso de seu negócio.

Clientes: Sei quem são? Tenho informações necessárias para poder fidelizá-los? O que eles procuram que ainda não oferecemos?

Finanças: Meu fluxo de caixa funciona? Utilizo todos os recursos com a melhor eficiência? Sei quanto e quando receberei e quanto e quando preciso pagar?

Logística: Está adequada? Há outras alternativas? Há como agilizar mais os processos e reduzir custos?

Pessoas: Tenho investido em treinamento? Estão motivados? Tenho demonstrado reconhecimento na equipe? Estão comprometidos?

Fornecedores: São realmente meus parceiros? Obtenho condições competitivas e justas? Participam das ações de alavancagem de negócios?

Gestores: Estão envolvidos? Conhecem suas equipes (necessidades e qualidades)? Têm analisado a empresa de forma estratégica observando o todo e as tendências ou apenas o problema existente?

Com certeza, realizando uma auto-analise, respondendo as perguntas e corrigindo os pontos que necessitam de ajustes e potencializando os pontos positivos, sua empresa obterá resultados muito mais eficientes.


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por Wagner Campos