Para que os empresários do comércio obtenham um resultado ainda maior em suas vendas, é preciso acreditar que será necessário investir em algumas ações estratégicas focadas em fidelização dos clientes, inovação, atendimento, promoção e merchandising.


Ações de fidelização dos clientes como cartões de fidelidade que promovem a troca por prêmios ou bônus de descontos são estratégias que agradam consideravelmente os clientes e são fáceis de serem desenvolvidas.


Inovar a disposição dos produtos e lay out da loja colaboram para o aumento da curiosidade dos clientes e para que percorram por outros espaços que antes não percorriam, tendo assim a oportunidade de descobrirem novos produtos que antes não percebiam existir no estabelecimento.


Investir no atendimento é crucial para se obter sucesso. Tão importante quanto vender é imprescindível saber como atender seus clientes pois um excelente atendimento leva a uma venda. Invista na capacitação de sua equipe, sobre excelência em atendimento e comunicação. Sabendo ouvir e entender seus clientes, com certeza obterá maiores resultados em vendas, pois o foco da equipe não será o produto e a venda e sim o cliente. Quando o cliente sente-se seguro quanto aos produtos que deseja adquirir e percebe que o profissional de atendimento está buscando fazer com que se sinta satisfeito, o cliente comprará com maior satisfação e em maiores quantidades.


Mas não basta realizar tantas mudanças se não realizar a promoção de seu estabelecimento. Utilize os meios de comunicação disponíveis como rádio, jornal, revista, outdoor entre outros que sejam convenientes ao seu perfil de seus clientes e faça com que as informações cheguem a eles. Promova seu estabelecimento. Você pode realizar também promoções de descontos, mas da mesma forma precisará ser comunicada ao público. Mas lembre-se, evite depender de promoções de preços pois caso contrário seu estabelecimento pode ficar identificado de forma diferente da qual você deseja bem como outras ações que venha a desenvolver podem não serem atrativas aos clientes pois preferirão apenas mercadorias com descontos.


E obviamente use os materiais de merchandising. São eles que farão com que seus produtos se destaquem. Utilize banners, take one, flyers, cartazes, móbiles e tudo aquilo que poderá informar aos clientes quais os preços, que produtos estão disponíveis e que outros produtos poderão complementar o que já estão comprando. Apenas tome cuidado para que o excesso de materiais de merchandising não crie uma poluição visual em seu estabelecimento. E boas vendas!


Reprodução Autorizada desde que mencionado o autor e o site e comunicada sua utilização através do e-mail trueconsultoria@trueconsultoria.com.br


 

Estratégias para Vender mais no Varejo
por Wagner Campos