As vendas são favorecidas quando a disposição dos produtos é realizada de forma planejada, facilitando a localização e acesso aos clientes.
Vise sempre manter próximos os produtos que tenham maior aderência. Separe os itens por categoria de acordo com a organização ou conforme o público alvo. Você pode separar os produtos utilizando os seguintes critérios: Sexo (masculino, feminino), tamanhos, cores, preços, marcas ou estilos.

Para que aproveitem melhor o espaço e facilitem a visualização, os produtos devem ser expostos verticalmente em gôndolas e prateleiras. Se algum produto apresentar giro abaixo do desejado, verifique a viabilidade de mudança de lugar na loja.

Os produtos precisam estar visíveis, preferencialmente, a vários metros de distância. Se estiverem mal posicionados ou com pouca visibilidade, suas vendas serão comprometidas.
Atente-se ao estado das embalagens. Verifique se estão novas. Armazene e exponha os produtos sem que danifiquem as embalagens. Apesar do cliente estar comprando um produto, o estado físico da embalagem que ele levará ou que irá verificar existir na loja, será muitas vezes, decisório para ele.

Mantenha os preços na mercadoria, prateleiras, gôndolas e expositores. Sempre de forma totalmente legível, preferencialmente através de acessórios específicos para precificação. Destaque as condições de pagamento (prazos, parcelas, taxa de juros usada e o preço à vista). Produtos sem preço não vendem e ainda expõem a empresa a penalidades previstas no Código do Consumidor.
Aproximar os produtos correlatos e complementares mantendo um agrupamento de marcas e linhas de produtos, respeitando seu público alvo. Caso o produto seja pequeno utilize maior quantidade de “frentes” dele para que possa ter maior destaque.

Defina sempre a frente mínima das gôndolas e prateleiras de acordo com a proporção de vendas do produto, marcas ou de forma a despertar maior atenção de produtos que estejam em promoção. Tradicionalmente, os produtos que ocupam menor quantidade de frentes, vendem menos.



Reprodução Autorizada desde que mencionado o autor e o site e comunicada sua utilização através do e-mail trueconsultoria@trueconsultoria.com.br


 

Como Preparar Sua Loja Para Vender Mais (Parte IV: Exposição e Disposição de Produtos)
por Wagner Campos